Dezenas de cidadãos juntaram-se recentemente para criar o movimento “Juntar Lisboa!”, uma iniciativa de reflexão sobre o futuro da cidade de Lisboa, a cinco meses das próximas eleições autárquicas. O movimento não pretende concorrer politicamente, mas sim contribuir para o debate público e para a construção de ideias para a cidade, reunindo pessoas de diferentes áreas da sociedade civil, como gestores, arquitetos, empreendedores e especialistas em urbanismo, sustentabilidade, cultura, economia social e desporto.
Entre os nomes envolvidos estão Gonçalo Reis, Ana Casaca, Francisco Guimarães, Inês Dentinho, Jorge Bleck, Maria Roquete, Miguel Pina Martins, Paulo Martins Barata, Piedade Costa Almeida, Rui Paiva e Sara Aguiar. O objetivo é trazer “energia, vitalidade, pragmatismo e ambição” para discutir temas estratégicos para Lisboa, como cultura, turismo, urbanismo, habitação, espaço público, mobilidade, segurança, ação social e digitalização. O grupo está aberto a novos membros, valorizando competências técnicas e vontade de contribuir, e não filiação política.
A partir de junho, o movimento irá organizar sessões temáticas sobre os principais desafios da cidade. A primeira sessão, dedicada à cultura, está marcada para 5 de junho, seguindo-se uma sobre modernização dos serviços a 17 de junho.
Fonte: Observador
#Lisboa #JuntarLisboa #Cidadania #FuturoLisboa #MovimentoCívico