Se há algo que torna Lisboa verdadeiramente inesquecível é a sua paisagem. Construída sobre sete colinas, a cidade convida a ser contemplada de cima, com vistas que misturam história, arquitectura e o azul do Tejo. Para quem gosta de ver o pôr do sol, tirar boas fotos ou simplesmente respirar fundo e admirar a cidade, os miradouros de Lisboa são paragens obrigatórias.
Abaixo partilhamos alguns dos mais bonitos — e acessíveis — miradouros da capital portuguesa.
Miradouro da Senhora do Monte
Localizado no bairro da Graça, é um dos mais altos da cidade. A vista panorâmica abrange desde o Castelo de São Jorge até à Ponte 25 de Abril. É perfeito ao fim da tarde, com músicos de rua e um ambiente tranquilo.
Miradouro de Santa Catarina (Adamastor)
Muito frequentado por locais e turistas, este miradouro tem um ambiente descontraído e uma das vistas mais bonitas sobre o rio. Ideal para beber uma imperial ao pôr do sol.
Miradouro da Graça (Sophia de Mello Breyner)
Com uma esplanada simpática e sombra de pinheiros, é perfeito para uma pausa entre passeios. A vista para o Castelo de São Jorge e o centro histórico é de postal.
Miradouro de São Pedro de Alcântara
No coração do Príncipe Real, oferece uma das vistas mais fotogénicas da cidade. É também um óptimo ponto de partida para explorar o Bairro Alto e a Avenida da Liberdade.
Miradouro do Parque Eduardo VII
Com o seu extenso jardim em declive, este miradouro oferece uma vista ampla da cidade até ao rio Tejo. É um ótimo sítio para piqueniques ou caminhadas.
Dica extra:
Se tiveres pouco tempo em Lisboa, podes montar um pequeno roteiro só de miradouros — começa no Parque Eduardo VII de manhã e termina no Adamastor ao pôr do sol. A cidade parece ainda mais bonita vista lá de cima.
Este artigo é um conteúdo independente escrito por André Wisley, criador da página @visit.lisboa.